terça-feira, 12 de março de 2013

Logo estaremos comemorando o Dia Nacional da Nutrição



 Olha aí pessoal, essa matéria falando sobre a importância da Nutrição e logo estaremos comemorando esse dia (31/03).



Dia Nacional da Nutrição é comemorado nesta quinta

Amália destaca a importância do Dia Nacional da Nutrição para que haja reflexão sobre a importância da nutrição e alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida
Foto: Google
Dia Nacional da Nutrição é comemorado nesta quinta
As diretrizes buscam resgatar hábitos e práticas alimentares regionais, incentivar a adoção de um padrão alimentar mais variado
Repórter:
Luciana Mendonça

Especialistas comprovam que os hábitos alimentares e a prática diária de exercícios físicos podem melhorar a qualidade de vida do indivíduo, além de combater doenças como obesidade, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Nesta quinta-feira (31), é comemorado o Dia da Nutrição, a data faz parte do calendário do Ministério da Saúde, responsável pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 
Em Alagoas, o Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é responsável em capacitar e supervisionar os municípios quanto à implantação e operacionalização das ações de alimentação e nutrição na área da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Com o objetivo de contribuir para a saúde da população brasileira, o Ministério da Saúde, por meio do Guia Alimentar, propõe as diretrizes para uma alimentação saudável. As diretrizes buscam resgatar hábitos e práticas alimentares regionais, incentivar a adoção de um padrão alimentar mais variado, com base em alimentos naturais ou menos processado e de elevado valor nutritivo, como frutas, legumes e verduras, grão integrais, leguminosas e sementes. 
A gerente do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesau, Amália de Alencar, destaca a importância do Dia Nacional da Nutrição para que haja reflexão sobre a importância da nutrição e alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida. 
“Inclusive, este ano, foi elaborado um calendário educativo “Mais Frutas, Mais Saúde” destinado aos profissionais de saúde para incentivar a comunidade sobre a importância do consumo de frutas naturalizadas em Alagoas, bem como frutas nativas como umbu, pitanga e araçá, contribuindo para uma alimentação saudável”, disse Amália de Alencar.
Segundo ela, trata-se de um material que deverá auxiliar as equipes de Saúde da Família nas atividades educativas. “Em todas as classes sociais, o consumo de frutos e verduras é baixo”, ressaltou a nutricionista, acrescentando que refeições são saudáveis quando preparadas com alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas às fases do curso da vida, compondo refeições coloridas e saborosas que incluem alimentos tanto de origem vegetal como animal. 
“A alimentação saudável tem início com a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e complementar até pelo menos os dois anos e se prolonga pela vida com a adoção de bons hábitos alimentares”, destaca. 



Fonte: Ascom / Saúde

Um comentário:

  1. Bom dia Paula,
    Gostei muito do conteúdo do blog, é muito inspirador, tem muito informação importante.
    Beijo e boa sorte,
    Vânia

    ResponderExcluir