domingo, 17 de março de 2013

Dicas para deixar a preguiça e o cansaço de lado e começar a semana bem disposto.

 
Boa noite pessoal,
 
Vou deixar algumas dicas para começarmos a semana bem dispostos, afinal, quem não tem a preguiça na segunda-feira? Só de escutar a musica na abertura do fantástico, já começa a pensar...Ah, mas não deu tempo de descansar... Pois é, como não temos escolha, com essas dicas ficará mais fácil começar essa nova semana.
 
Para recarregar a pilha
Determinados períodos da vida exigem uma dose extra de pique e resistência. Muitos alimentos podem fazer o papel de baterias novinhas em folha. Confira a seguir a dieta que vai dar aquela energia!
POR JUREMA APRILE
        
A rotina profissional exige que você cumpra compromissos de manhã, à tarde e à noite? Seu professor de ginástica pensa que você tem o fôlego do maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e puxa pelos exercícios na academia? Você tem um filho que começou a andar e não pára quieto nem um minuto? Sua filha adolescente tem festa todo final de semana, obrigando-o a buscá-la altas horas da madrugada? Ufa! Haja energia para seguir esse ritmo alucinado da vida moderna. Mas saiba que o que você põe à mesa pode ajudá-lo a ganhar mais pique e resistência. Com a ajuda da nutricionista Denise Schirch (SP), do Grupo Fasano, que organiza a alimentação dos campeões da Fórmula 1 durante a temporada brasileira, Viva Saúde apresenta boas dicas e aquele menu básico para manter a energia em alta.
Um dos itens principais do cardápio deve ser o carboidrato, pois ele é absorvido lentamente pelo organismo e, assim, transforma-se em combustível. Além disso, atua diretamente no humor, ajudando o cérebro a regular o bem-estar, o que também dá o maior ânimo. Outros alimentos que devem fazer parte da dieta são os estimulantes, como café, gengibre e especiarias. Tudo isso em um total de 1.800 calorias diárias, como nas sugestões apresentadas a seguir. "Com menos você pode perder o pique, pois o corpo seria obrigado a economizar energia", explica a nutricionista.
O QUE COMER E BEBER
  Recarregue as baterias logo ao acordar. Ou seja, invista em um café da manhã reforçado. Você vai ficar no maior pique para trabalhar, estudar ou fazer esportes.
Hidratação é fundamental. Beba de dois a três litros de água por dia para hidratar o corpo e limpar o organismo de toxinas. Chá gelado, sucos e até a água que vai em uma sopa contam no total a ser ingerido. Uma dica: beba líquidos durante todo o tempo e não de uma vez só, para usufruir dos benefícios e não dilatar o estômago.
Substâncias estimulantes, como a cafeína, aceleram o sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta. Porém, não exagere para não parecer um zumbi. Quatro xícaras de 50 ml é uma boa medida.
Alguns temperos e especiarias - como a canela, o gengibre, a noz-moscada e a pimenta - por serem estimulantes do sistema circulatório podem ajudar a ter mais disposição. Experimente uma pitadinha!
Um cacho de uvas auxilia o organismo a funcionar bem, deixando você com a corda toda. Com propriedades laxativas e diuréticas, essas frutas estimulam as funções do fígado. Também são verdadeiras 'amigas do peito': ricas em salicilatos (mesma substância presente na aspirina), auxiliam no combate às doenças do coração. Por fim, têm quercetina, um pigmento que regula o colesterol e reduz a coagulação no sangue.
É importante ingerir proteína todos os dias. A sugestão da nutricionista Denise Schirch é saborear esse nutriente de uma forma diferente. Por exemplo: kani, ricota esfarelada na salada, cubos de chester grelhado com vegetais, carpaccio de carne ou atum conservado em água.
O suco de cupuaçu, feito com a polpa fresca ou congelada, é rico em vitamina C e em proteínas. Outra característica importante: é superleve. Portanto, trata-se de uma maneira fantástica de ingerir a dose diária de vitamina C para deixar o organismo mais resistente.
Quando você transpira, o corpo perde ferro, potássio, magnésio e cálcio. Comendo um ou dois kiwis você recupera tudo isso, sem falar que essa fruta tem mais vitamina C por grama que a laranja e mais vitamina E que o abacate (e sem a gordura).
  
NÃO DEIXE FALTAR DISPOSIÇÃO
Coma o mínimo de gordura possível. Sem dúvida é a melhor pedida para não ficar com aquele desânimo.
A hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) causa fraqueza, por isso é importante fazer todas as refeições indicadas.
Evite ingerir alimentos de digestão lenta, como o açúcar refinado: ele fornece uma carga rápida de energia, mas a sensação de moleza vem logo a seguir.
Outro 'inimigo' da disposição é comer muito de uma só vez. Isso mobiliza o esforço do corpo para a digestão - e não sobra 'gás' para mais nada.
Fuja dos alimentos que dificultam o processo digestório, fazendo você se sentir pesado, sem a menor vontade de se mexer. Corte açúcar em excesso, evite leite e derivados na forma integral, refrigerantes, frituras, bolos com recheio e cobertura e sorvetes cremosos. Claro, nessa lista também estão a feijoada, o churrasco com salada de maionese e os pratos com molhos gordurosos.


Sucos cheios de pique

 Água-de-coco, pêssego e abacaxi
É hidratante e contém manganês, mineral importante para o metabolismo energético. O pêssego ainda é ótima fonte de vitaminas do complexo B, que diminuem o estresse e aumentam o pique. Bata no liquidificador 150 ml de água-de-coco, 2 pêssegos e 1 xíc. (chá) de abacaxi picado. 160 calorias.

Beterraba, cenoura, espinafre, laranja
Para lá de energético, tem potássio (que dá força ao coração), ferro (importante para a função cerebral), vitamina C (que ajuda o corpo a absorver o ferro). Músculos e nervos também ficam fortalecidos com as vitaminas do complexo B, magnésio e manganês aqui presentes. Bata no liquidificador 1/2 xíc. (chá) de beterraba picada, 1 cenoura média picada, 1/2 xíc. (chá) de espinafre, suco de 2 laranjas. Coe e sirva com gelo. 190 calorias.

Hortelã, maçã verde, melão
Refrescante, essa delícia é rica em potássio, o que faz dela uma excelente opção para repor os minerais perdidos depois de um esforço físico. Ainda auxilia no combate à fadiga. Bata no liquidificador 1/4 xíc. (chá) de folhas de hortelã, 1 maçã verde sem casca, 1 fatia de melão. 116 calorias.

Guaraná com açaí
Possui vitamina C e cafeína. Repõe a energia após atividade física intensa e fornece pique para passar o dia com força total. Bata no liquidificador 1 unidade de polpa de açaí (100 g) fresca ou congelada, 2 col. (sopa) de xarope de guaraná, água para completar 300 ml. 260 calorias. 
        
AS RECEITAS FORAM CALCULADAS PARA UM COPO DE 300 ML DE SUCO.
 
 
 
Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário